DICAS DE ETIQUETA A MESA


De maneira geral, em refeições formais há talheres para tudo: a não ser o pão, raramente se toca o alimento com as mãos . Se isso for necessário, certamente virá uma lavanda  para lavar as pontas dos dedos.

COMO COMER FRUTAS E SOBREMESAS:

Cremes, Pudins e Sorvetes: São comidos com colher. Tortas e bolos com o garfo. Às vezes, é necessário usar ambos, como no caso de frutas em calda, em que o garfo serve para fixar a fruta e a colher para cortar e comer.

Frutas de cascas e de polpa cremosa (caqui, mamão, figo, fruta do conde, etc): Podem vir com casca e são divididas em duas metades e comidas com colher. Se houver caroços, devolvê-los divididos em duas metades e depois ao prato.

Banana: Informalmente, é comida à boa moda brasileira, abrindo-se a casca com a mão, segurando-se com uma mão, segurando-se em uma das extremidades e puxando-se cada pedaço de casca para um lado. Comer dando pequenas dentadas. Pode-se também deitá-la no prato, separar as extremidades com a faca, fazer um corte no sentido longitudinal, abri-la e ir cortando com o garfo em pedacinhos, levando um a um à boca.

Frutas de casca e polpa dura (maçã, pera, goiaba, etc): São cortadas em pedaços, como se fossem gomos. Segurar cada pedaço com o garfo, levantando-o do prato enquanto se descasca, redividindo-o, a seguir, em bocados menores e levando-os um a um à boca, espetados no garfo.

Frutas difíceis de descascar (laranja, abacaxi, manga,melancia, melão, etc.): Devem vir já descascadas, cortadas em fatias ou pedaços. Comê-las com garfo e faca.

Frutas pequenas de casca e caroço (uva, nêspera, ameixa, cereja): São comidas uma a uma com a mão. Caroços e cascas podem ser devolvidos ao prato com a mão e com a colher.

Frutas pequenas sem cascas (morango, framboesa etc): São comidas com colher e, se preciso cortar, com o auxílio do garfo. Morangos podem vir com cabinhos, ao natural: pegá-los com a mão, pelo cabo, levá-lo a boca e devolver o cabo ao prato.


COMO COMER COMIDAS DIFERENTES:

Aspargos como entrada : Mais formalmente, utilizar o garfo para cortar e levar à boca.Informalmente, segurar com os dedos, passar no molho e levá-los a boca sem uso de talheres. De qualquer forma, comer só a parte mais tenra. Ao final, apresentar lavanda.

Alcachofras: Tirar as folhas uma a uma, passar no molho e raspar entre os dentes, comendo apenas a parte "carnuda". Ir colocando as folhas organizadamente no prato. Quando acabarem as folhas, retirar os fios do miolo com o auxílio da faca e comer com o garfo. Em refeições formais, serve-se apenas a parte central. Ao final, apresentar lavanda.

Ostras e Mariscos: Segurar a concha com a mão, firmando-a no prato. Soltar o molusco com o auxílio do talher próprio ou com o talher de peixe. Temperar a gosto e comer com o garfo. Pode-se beber o molho que resta na concha. levando-a diretamente à boca. Organizar as conchas vazias no prato. Ao final, apresentar lavanda.

Escargots: Somente devem ser servidos em travessinhas especiais e com talheres próprios (pinça e garfinho). Com a pinça na mão esquerda, segura-se o caramujo. Com o garfinho na mão direita, retira-se o molusco de dentro. O molho que fica na travessa pode ser comido embebendo-se nele pedacinhos de pão. Ao final, apresentar lavanda.

Coquetel de Camarão: Comer o creme com a colher própria(ou com uma de sobremesa). Pegar com a mão pelo rabinho, os camarões que enfeitam a taça. Passar no creme e levar diretamente à boca. O rabinho é colocado de volta no prato que vem sob a taça. Pode-se também, mais formalmente,usando um garfo de peixe, colocar os camarões dentro da taça, cortá-los com a colher auxiliada pelo garfo e comer os pedacinhos e creme com a colher. Ao final, apresentar lavanda.

Consomê:  É servido em taças específicas: espécie de xícara ou bowl com duas alças. Tomar tudo com colher própria ou com uma de sobremesa. Se não estiver sendo usada, a colher descansa no pratinho.

Frango a Passarinho e Costelinhas: Não devem figurar em cardápios formais. Comer pegando cada pedaço com a mão. Não se deve usar talher. Ao final, apresentar lavanda. 

Massa de Fios: Comer com o garfo de carne, sem usar a faca. Pegar poucos fios (com a ponta do garfo de encontro ao prato) e ir girando de forma que fiquem enrolados nos dentes do garfo e assim vão à boca. O uso da colher de sopa como auxiliar para comer massas de fio  um regionalismo aceito mais ao sul da Itália.

Saladas e Legumes: Usa-se apenas o garfo.A Faca poderá auxiliar para dobrar as folhas de alface, nunca para cortar.

Lagosta: Quando j'a vier em pedaços usam-se os talheres de peixe. Em refeições informais, pode ser servida com a casca. Nesse caso, são necessários talheres especiais: uma especie de alicate (que quebra as pinças da lagosta) e um garfinho especial de dois dentes (que 'e introduzido dentro das patas e das pinças para ir buscar a carne que ali se aloja). Nesse caso, como os dedos também vão entrar em contato com o alimento, ao final, apresentar lavanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário