domingo, 12 de agosto de 2012

COMO COMER: FRUTAS E SOBREMESAS


Continuamos com as dicas de como comer e hoje falamos um pouco das sobremesas e frutas.
Detalhes que fazem a diferença no momento de uma recepção ou evento. Nada melhor que não cometer uma gafe...


COMO COMER FRUTAS E SOBREMESAS:

Cremes, Pudins e Sorvetes: São comidos com colher. Tortas e bolos com o garfo. Às vezes, é necessário usar ambos, como no caso de frutas em calda, em que o garfo serve para fixar a fruta e a colher para cortar e comer.

Frutas de cascas e de polpa cremosa (caqui, mamão, figo, fruta do conde, etc): Podem vir com casca e são divididas em duas metades e comidas com colher. Se houver caroços, devolvê-los divididos em duas metades e depois ao prato.

BananaInformalmente, é comida à boa moda brasileira, abrindo-se a casca com a mão, segurando-se com uma mão, segurando-se em uma das extremidades e puxando-se cada pedaço de casca para um lado. Comer dando pequenas dentadas. Pode-se também deitá-la no prato, separar as extremidades com a faca, fazer um corte no sentido longitudinal, abri-la e ir cortando com o garfo em pedacinhos, levando um a um à boca.

Frutas de casca e polpa dura (maçã, pera, goiaba, etc): São cortadas em pedaços, como se fossem gomos. Segurar cada pedaço com o garfo, levantando-o do prato enquanto se descasca, redividindo-o, a seguir, em bocados menores e levando-os um a um à boca, espetados no garfo.

Frutas difíceis de descascar (laranja, abacaxi, manga,melancia, melão, etc.): Devem vir já descascadas, cortadas em fatias ou pedaços. Comê-las com garfo e faca.

Frutas pequenas de casca e caroço (uva, nêspera, ameixa, cereja): São comidas uma a uma com a mão. Caroços e cascas podem ser devolvidos ao prato com a mão e com a colher.

Frutas pequenas sem cascas (morango, framboesa etc): São comidas com colher e, se preciso cortar, com o auxílio do garfo. Morangos podem vir com cabinhos, ao natural: pegá-los com a mão, pelo cabo, levá-lo a boca e devolver o cabo ao prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário