terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pequenos Desafios - Como Comer os alimentos diferentes...

Olá Queridos amigos e clientes!

Hoje fiquei pensando em um post diferente e de uma utilidade para todos nós, tanto para recepcionar amigos quanto para irmos em alguma recepção, afinal sabemos que alguns alimentos apresentam, à primeira vista, pequenas dificuldades e que nos desafiam...
Espero poder ajudar com as dicas e fazer do seu evento um sucesso e da recepção um momento de descontração.
De maneira geral, em refeições formais há talheres para tudo: a não ser o pão, raramente se toca o alimento com as mãos . Se isso for necessário, certamente virá uma lavanda  para lavar as pontas dos dedos.

COMO COMER:

Aspargos como entrada : Mais formalmente, utilizar o garfo para cortar e levar à boca.Informalmente, segurar com os dedos, passar no molho e levá-los a boca sem uso de talheres. De qualquer forma, comer só a parte mais tenra. Ao final, apresentar lavanda.

Alcachofras: Tirar as folhas uma a uma, passar no molho e raspar entre os dentes, comendo apenas a parte "carnuda". Ir colocando as folhas organizadamente no prato. Quando acabarem as folhas, retirar os fios do miolo com o auxílio da faca e comer com o garfo. Em refeições formais, serve-se apenas a parte central. Ao final, apresentar lavanda.

Ostras e Mariscos: Segurar a concha com a mão, firmando-a no prato. Soltar o molusco com o auxílio do talher próprio ou com o talher de peixe. Temperar a gosto e comer com o garfo. Pode-se beber o molho que resta na concha. levando-a diretamente à boca. Organizar as conchas vazias no prato. Ao final, apresentar lavanda.

Escargots: Somente devem ser servidos em travessinhas especiais e com talheres próprios (pinça e garfinho). Com a pinça na mão esquerda, segura-se o caramujo. Com o garfinho na mão direita, retira-se o molusco de dentro. O molho que fica na travessa pode ser comido embebendo-se nele pedacinhos de pão. Ao final, apresentar lavanda.

Coquetel de Camarão: Comer o creme com a colher própria(ou com uma de sobremesa). Pegar com a mão pelo rabinho, os camarões que enfeitam a taça. Passar no creme e levar diretamente à boca. O rabinho é colocado de volta no prato que vem sob a taça. Pode-se também, mais formalmente,usando um garfo de peixe, colocar os camarões dentro da taça, cortá-los com a colher auxiliada pelo garfo e comer os pedacinhos e creme com a colher. Ao final, apresentar lavanda.

Consomê:  É servido em taças específicas: espécie de xícara ou bowl com duas alças. Tomar tudo com colher própria ou com uma de sobremesa. Se não estiver sendo usada, a colher descansa no pratinho.

Frango a Passarinho e Costelinhas: Não devem figurar em cardápios formais. Comer pegando cada pedaço com a mão. Não se deve usar talher. Ao final, apresentar lavanda. 

Massa de Fios: Comer com o garfo de carne, sem usar a faca. Pegar poucos fios (com a ponta do garfo de encontro ao prato) e ir girando de forma que fiquem enrolados nos dentes do garfo e assim vão à boca. O uso da colher de sopa como auxiliar para comer massas de fio  um regionalismo aceito mais ao sul da Itália.

Saladas e Legumes: Usa-se apenas o garfo.A Faca poderá auxiliar para dobrar as folhas de alface, nunca para cortar.

Lagosta: Quando j'a vier em pedaços usam-se os talheres de peixe. Em refeições informais, pode ser servida com a casca. Nesse caso, são necessários talheres especiais: uma especie de alicate (que quebra as pinças da lagosta) e um garfinho especial de dois dentes (que 'e introduzido dentro das patas e das pinças para ir buscar a carne que ali se aloja). Nesse caso, como os dedos também vão entrar em contato com o alimento, ao final, apresentar lavanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário